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20 de fev. de 2013

O A e o Z (das organizações)


Atualmente, muitas fontes nos mostram que o empreendedorismo está em constante crescimento no Brasil, basta fazermos uma simples pesquisa nos meios de comunicação.
Aparentemente, um simples e ingênuo raciocínio nos leva a imaginar que os melhores negócios estão na área de comercio de produtos, visto que é muito mais fácil definirmos seus preços de venda com base em seu custo unitário direto.
Porém, em muitos casos as empresas são abertas com muito esforço, o ponto é escolhido a dedo, o público fica entusiasmado com seu produto e tudo parece deslanchar em pouco tempo. Que ótimo!
Passam-se alguns meses, ou até mesmo alguns poucos anos e como que num passe de mágica incrível, o negócio vai por água abaixo! Todo o planejamento que foi feito nas madrugadas a fio, embaixo do chuveiro, nas conversas com familiares, nas incríveis propagandas em churrascos com amigos ou nas mesas de bar, parece ser inalcançável.

As três perguntas mais comuns são:
  • Como posso vender tanto, e mesmo assim não ganhar dinheiro?
  • Como pode meu faturamento ser tão bom, mas minhas contas bancárias estarem sempre negativas?
  • Onde foi que eu errei?
            Em muitos casos, os gestores se preocupam e gastam seus esforços apenas com as vendas, o que é óbvio, pois como obterão lucros sem venderem os seus produtos?
            O fato é que a plena lucratividade não está apenas relacionada às vendas. E não seria errado afirmar que a lucratividade está relacionada com os “custos”. Isso mesmo! Os custos podem indicar quais serão os seus lucros.
            Os preços de venda normalmente são nivelados com o mercado, ou seja, você não pode vender o mesmo produto mais caro que seu concorrente. Isso provavelmente seria um marketing oposto, e seus potenciais clientes amariam seu concorrente.
             Os custos, são os melhores indicadores dos seus lucros futuros desde que haja ferramentas que proporcionem ao gestor a cara visão da rentabilidade de cada produto.
  A rentabilidade irá indicar o posicionamento e a estratégia de seu negócio no mercado.
  Digo isto, pois atualmente há uma grande competitividade no mercado e a gestão dos custos torna-se altamente relevante para as tomadas de decisões em uma empresa. Assim, o conhecimento dos custos passa a ser de vital importância para se saber, dado o preço, a rentabilidade do produto, ou se não for rentável , se é possível a redução de seus custos.
   Surge, então, um problema para ser solucionado:
   Como conhecer a potencialidade de cada produto vendido, visto que, é o mercado quem dita as regras?
   Publicarei em etapas (afinal, também preciso dormir) , formas de custeio de produtos e formação de preços.
   Obviamente, falaremos de simples exemplos, e talvez não se aplique às grandes empresas, devido à grandeza de suas operações. O nosso principal objetivo é demonstrar que é possível determinar o quanto a empresa irá lucrar com base em sua estrutura operacional e quais produtos contribuem mais para a boa saúde do negócio.

To be continued.....\o/


Rubens Souza