Pages

1 de nov. de 2010

As difíceis tarefas do Administrador: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar



Primeiramente, precisamos reconhecer quem dentro de uma organização exerce o papel de administrador.
Muita gente acha que Administradores são aqueles que têm alguma responsabilidade de supervisão ou gerencia. Quem pensa desta forma está completamente enganado.
Muitas pessoas de nível operacional podem ser consideradas administradoras, desde que tenham alguma função bem definida e bem objetiva dentro da empresa.
Toda a pessoa que tem relacionamento direto ou indireto com os resultados da empresa deve ter em sua cabeceira as quatro principais funções do administrador.
O Planejamento é a condição de prever situações futuras com base na situação real.
Infelizmente muitas empresas vão à falência por falta de planejamento. Ou ela não teve a capacidade de prever os custos futuros ou não avaliou o impacto que seu produto iria ter no mercado.
Um bom planejamento inclui muitas pesquisas, e acima de tudo um forte equilíbrio entre otimismo (empolgação) e pessimismo (realismo).
Com um bom planejamento em mãos, teremos a capacidade de cumprir a segunda obrigação, que é a organização.
Um bom administrador deve ser organizado e acima de tudo saber organizar.
Quando dependemos de pessoas para realizar um projeto, a organização do papel e das atividades de cada um será essencial para a sua plena realização. Deve ser bem estipulado os prazos e o feedback que cada um deverá prestar.
Com isto organizado entra a nossa terceira atribuição, e como ela é difícil.
Dirigir na administração significa dirigir pessoas. Literalmente, agora entra as habilidades com o relacionamento interpessoal.
O administrador é o principal responsável por deixar bem claro as funções de cada um, não permitindo que as pessoas entrem em conflito por não terem as suas tarefas bem claras.
Esta direção é a condução das pessoas para a realização de um projeto ou o andamento de um departamento, e podemos ter certeza que a empresa vai crescer muito se esta direção for bem elaborada e executada.
Por fim, podemos falar do Controle.
Controlar nada mais é que a supervisão de todas as tarefas para se obter um resultado.
Podem-se usar pessoas para lhe auxiliar nestes controles.
Isto inclui a elaboração de relatórios, possibilitando a visualização e a comprovação dos resultados obtidos na operação.
Muitas empresas utilizam softwares para a automatização destas funções, facilitando a elaboração de relatórios e melhorando os processos administrativos.
Qualquer funcionário dentro de uma empresa pode se habilitar para exercer estas funções administrativas, tudo é uma questão de postura.
Se você pensa desta forma, com certeza será um futuro líder de sucesso.
Caso contrário, sinto-lhe dizer que o cenário profissional não é mais como antigamente onde as pessoas só faziam o que lhes mandavam e com isso ficavam 40 anos na mesma empresa exercendo a mesma função.
Hoje em dia é necessário empenho para realizar todas as funções, mesmo que seja apenas para o controle de suas rotinas diárias.

Rubens Souza

4 comentários:

  1. Concordo contigo meu caro, realmente são tarefas difíceis.
    Você me ajudou muito com estas informações.

    Obrigado.

    Jose Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Dificeis tarefas? tô vendo!kkkkkkkkkkkkk'

    ResponderExcluir
  3. Quais os principais desempenho que um administrador deve ter dentro de uma organização

    ResponderExcluir
  4. O desempenho pode ser relativo.
    Um gestor de qualquer empresa ou de qualquer ramo de atividade, deve ter bem em mente o que a empresa espera dele.
    Estas metas devem ser traçadas sempre com a base dentro daquilo em que a empresa pode alcançar.
    É sempre bom analisar o desempenho de seu departamento ou de sua empresa para avaliar a capacidade de crescimento, e se o crescimento estiver acontecendo dentro das metas e do esperado, o desempenho pode ser considerado bom.

    Abraço.

    ResponderExcluir