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6 de nov. de 2010

As Sete Fases de um Projeto

Estava pesquisando algumas coisas sobre gerenciamento de projetos na Internet e encontrei uma matéria muito interessante no blog: http://gpnapratica.wordpress.com e gostaria de compartilhar com vocês.
Ela é intitulada,  "As sete fases de um projeto" escrito por Max Gehringer.

As sete fases de um projeto – by Max Gehringer

A mais perfeita definição das sete fases de qualquer projeto nasceu na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, na década de 1950. De lá para cá, praticamente nada mudou.

A primeira fase é a do supremo entusiasmo. Durante essa fase, parece que tudo vai dar certo. Todas as perguntas são rapidamente respondidas. E todos os que não acreditam no projeto são prontamente ridicularizados.

A segunda fase é a da relativa dúvida. Durante essa fase, algumas coisas parecem que não vão dar tão certo. O custo dá a impressão de que será um pouco mais alto que o planejado e o tempo de execução um pouco mais longo do que o previsto no cronograma.

A terceira fase é a da aparente confusão. Nessa fase, o projeto inicial é revisto refeito ou simplesmente abandonado.
Mas, se ele prosseguir, virá a quarta fase, a da indicação dos suspeitos. Nessa fase, o número de relatórios começa a aumentar vertiginosamente, com um único objetivo: salvar a própria pele. Eu tinha um chefe que me dizia: “O mais importante em qualquer projeto é a gente culpar alguém antes que alguém nos culpe”.

A quinta fase é a da punição dos inocentes. Aqueles que, em vez de escrever relatórios, ficaram tentando salvar o projeto.

A sexta fase é a do elogio aos omissos. Nessa fase, quem não participou do projeto fica com a glória, apenas por não ter embarcado numa canoa furada.

E a sétima e última fase é a das lições aprendidas. Nessa fase, são definidas claramente as normas para que qualquer projeto, dali em diante, não acabe sendo dirigido por um grupo de incompetentes ou inconseqüentes.

Pouco tempo depois dessa reunião, os envolvidos nela vão cometer seu único erro. Eles irão propor um novo projeto. Que, obviamente, será recebido com supremo entusiasmo.

Interessante notar que o Max Gehringer possui uma vasta experiência na área de gestão, atuando como líder e consultor para a resolução de diversos tipos de problemas. E ele nos disse a mais pura realidade, para lidarmos com projetos é necessário muito sangue frio e acima de tudo ter uma boa estrutura para suportar as críticas e as barreiras que irão surgir.
Uma documentação impecável é indispensável, pois ela é uma excelente base para o sucesso do projeto.
Outra solução é ter bem definido no escopo quais são as pessoas responsáveis e quais as tarefas destas pessoas, pois como o próprio artigo acima diz, é muito fácil as pessoas entrarem em confusão.
Sabemos que quem lida com projetos, enfrenta ínumeras situações específicas, passam algumas noites sem dormir, enfrentam todos os tipos de resistências. Porém, é muito gratificante ver um projeto crescendo e acima de tudo sendo realizado.


Rubens Souza

3 comentários:

  1. Na verdade, a minha fase mais dificil é a hora de entregar o projeto.
    É nesta hora que acontece as "melhores" brigas.

    Abç.

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  2. Rubens

    Quais critérios e ferramentas temos a disposição para criar um gerenciamento de arquivos de projeto, como a estrutura de pastas de diversas áreas da comercial à técnica?

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  3. Daniel, creio que o próximo artigo a ser publicado será de grande ajuda.

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