Pages

18 de nov. de 2010

Líderes, Chefes e Cia Ltda



O assunto do momento é a disputa conceitual entre ser líder ou ser chefe.
Afinal, do que as organizações necessitam? Líderes ou Chefes?
Primeiramente, precisamos diferenciar os papéis, pois apesar de se complementarem, não podemos confundir chefia com liderança.
Geralmente a imagem que temos de chefia é de uma pessoa séria, organizada, exigente e que busca atingir seu alvo, bater as metas e colher bons resultados.
Para que isso ocorra, é necessário muito planejamento e esforço na condução dos fatos, para derrubar as barreiras e obter o reconhecimento. Só que neste processo, pode ocorrer muito desgaste por parte dos subordinados, por se sentirem totalmente pressionados a mostrarem resultados rápidos e muitas vezes sem reconhecimento moral ou financeiro.
Já se foi o tempo da revolução industrial, onde os trabalhadores eram literalmente "explorados" por seus chefes, trabalhando horas à fio para ganharem uma pequena quantia em dinheiro. Hoje em dia, apesar de o mercado de trabalho ser concorrido, existem muitas oportunidades e ofertas de emprego, dificultando a vida daqueles que dependem de uma equipe para o crescimento de uma empresa, forçando os chefes atuais a mudarem seu comportamento e serem admirados por seus subordinados.
Com isso surge uma característica que todos os chefes devem começar a se preocupar em desenvolver, que é a liderança.
Quando falamos em líder, lembramos de seguidores. Isto nos mostra a necessidade de o chefe ser exemplar, e assim conseguir "seguidores", ou seja, admiradores do seu trabalho e pessoas que gostem de exercer determinada função sob sua supervisão.
Um líder motiva os funcionários a produzirem mais e de forma natural, mostrando que o trabalho tem um significado e um objetivo bem claro.
Um líder trabalha junto, resolve problemas e treina seus subordinados para serem futuros líderes.
Em nenhum momento falamos que chefes não são necessários, mas vimos que a chefia acompanhada de liderança só tende a melhorar o desempenho interno da empresa.
Com certeza se conseguirmos desenvolver as duas características teremos muito sucesso em desenvolver um trabalho mais satisfatório, com resultados mais evidentes e acima de tudo com pessoas motivadas.

Rubens Souza

0 comentários:

Postar um comentário